Nosso propósito é
transformar vidas
pelo conhecimento

Síndrome de Down: mitos e verdades

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest

O que você sabe sobre a Síndrome de Down? Separamos algumas perguntas para te informar e, também, testar seus conhecimentos.

1) A Síndrome de Down é uma doença. MITO OU VERDADE?

Mito! A Síndrome de Down não é uma doença e também não deve ser tratada como tal. É preciso olhar para os Down além da Síndrome, pois características individuais são inerentes a todos os seres humanos.

2) Pessoas com Síndrome de Down são agressivas. MITO OU VERDADE?

Mito! Não se pode generalizar, pois todos os indivíduos têm suas características particulares, e estas se atrelam ao ambiente em que vivem, sobretudo familiar. O ambiente de uma casa perpetua-se nos filhos até a quinta geração.

3) Pessoas com Síndrome de Down são carinhosas. MITO OU VERDADE?

Nem mito, nem verdade! Isso porque, muitas vezes, pessoas associam os Down — consciente ou inconscientemente — à puerilidade; as infantilizam e as mantêm, imageticamente, em um estado de eterna meninice. Toda criança copia seu modelo familiar.

4) Pessoas com Síndrome de Down têm a sexualidade mais aflorada. MITO OU VERDADE?

Nem mito, nem verdade! A sexualidade das pessoas com a Síndrome é igual à de todas as outras. De um lado, é fato que grande parte da população não considera sua sexualidade; desta forma, acaba sendo reprimida e não recebe orientação sexual apropriada, ocasionando, assim, comportamentos inadequados. De outro lado, a porção emocional dos Down é sempre muito exponenciada. Porém se receberem orientações precisas poderão namorar e até mesmo casar.

5) Pessoas com Síndrome de Down devem frequentar escola especial. MITO OU VERDADE?

Mito! Eles têm o direito à participação plena na sociedade, como qualquer outra pessoa e devem estar incluídas na rede regular de ensino. Com alguma orientação aos professores e auxiliares, pode-se garantir um pouco de proteção a elas contra o bullying.

Texto baseado no livro Filhos especiais geram pais especiais, de Nivaldo Nassif.

Hoje, 21 de março, é comemorado o Dia Internacional da Síndrome de Down. Esta data tem o objetivo de conscientizar a população sobre a inclusão das pessoas com Down e a importância da luta por direitos igualitários. Promovendo a participação dos indivíduos portadores da síndrome em atividades escolares e profissionais aumentando as possibilidades de desenvolvimento e contribuindo para uma sociedade mais inclusiva e que respeita as diferenças.

Escrito por:

Fique por dentro dos conteúdos e novidades. Cadastre-se para receber notícias exclusivas.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Compartilhe esse post com seus amigos

Copyright © 2020 Central Gospel Editora. Todos os direitos reservados