Nosso propósito é
transformar vidas
pelo conhecimento

Qual é a importância da mudança de hábitos para a saúde mental?

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest

A alimentação tem uma função fundamental na saúde física e mental, pois as células do nosso organismo são formadas por substâncias que necessitam da ação de vários elementos para ter um funcionamento excelente. Sendo assim, é possível demonstrar uma relação entre depressão e alimentação. Alguns alimentos são classificados como “promotores do estresse”, que pioram o funcionamento da mente, e “promotores do (bom) humor”, que melhoram o estado mental.

É necessário destacar que os alimentos promotores do humor não são aqueles que causam imediatamente a sensação de bem-estar. Por exemplo, os alimentos que geralmente são utilizados para relaxar, favorecer um conforto ou aliviar os sintomas de TPM, são os principais promotores do estresse. São eles: açúcar, cafeína e chocolate.

Já os alimentos promotores de humor funcionam como fatores importantes no combate à depressão. O consumo de água, verduras, legumes e frutas melhoram o estado mental e o funcionamento do cérebro.

10 dicas para ter uma boa saúde mental

  1. Beber água – O corpo é composto em torno de 70% de água. Além disso, ela é necessária em todas as funções biológicas do organismo.
  2. Praticar exercícios físicos – A prática da atividade física diminui o estresse.
  3. Ar puro – É necessário usufruir do ar puro, pois a qualidade do ar afeta a saúde diretamente.
  4. Luz solar – A luz solar é essencial no combate a doenças do corpo e, principalmente, nos problemas emocionais, como a depressão.
  5. Dormir bem – Ter uma qualidade de sono é essencial para as funções cognitivas, emocionais e comportamentais do dia a dia.
  6. Ter uma alimentação saudável – Consumir verduras, legumes, frutas, cereais integrais e fontes naturais de gorduras boas, como o coco, abacate, linhaça. Eliminar do cardápio os produtos que causam inflamação e prejudicam o funcionamento mental, como o açúcar, gorduras saturadas ou industrializadas, bebidas adoçadas.
  7. Manter relacionamentos saudáveis – É fundamental ter uma boa conversa, um abraço ou somente a presença de outra pessoa pode ajudar a melhorar o dia.
  8. Vida espiritual – Confiar em Deus é essencial para ter uma saúde emocional equilibrada. A vida espiritual desempenha um papel fundamental para a harmonia e o equilíbrio entre as dimensões do ser humano.
  9. Ler – A leitura é essencial para exercitar o cérebro, aperfeiçoar a memória e ajudar no desenvolvimento da inteligência, raciocínio e concentração.
  10. Conhecer a si mesmo – É importante buscar ajuda profissional quando aparecem as dificuldades em lidar com os sentimentos, emoções e as próprias frustrações.

Texto baseado no livro Start para o bem-estar, de Dr.ª Denise Portugal.

Disponível nas versões: física e e-book.

E-book disponível nas melhores plataformas digitais, escolha abaixo:
Google Play
Amazon
Rakuten kobo

Confira a live sobre o tema Alimentos e exercícios para uma saúde mental eficaz, com Dr.ª Denise Portugal e Anderson.

https://www.instagram.com/p/CE-aEb6D7UW/

Escrito por:

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Compartilhe esse post com seus amigos

Copyright © 2020 Central Gospel Editora. Todos os direitos reservados