Nosso propósito é
transformar vidas
pelo conhecimento

Conheça suas habilidades e supere desafios

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest

O que mais preocupa as pessoas em tempos difíceis como este que estamos atravessando é o que elas farão caso percam seus empregos ou sua fonte de renda. Mas, o que realmente deveria preocupar algumas pessoas é o fato de desconhecerem completamente suas próprias habilidades e de ainda não terem aprendido a superar desafios.

Conhecer as próprias habilidades e saber superar desafios são características do resiliente. Se há algo que se destaca na pessoa resiliente é a sua capacidade de reiventar-se, o que só é possível a quem se conhece.

A resiliência é a capacidade de recuperar-se facilmente ou de adaptar-se à adversidade ou às mudanças. Esse é o sentido figurado da palavra. Temos ainda o significado dentro da Física, que diz que resiliência é a “propriedade que alguns corpos apresentam de retornar à forma original após terem sido submetidos a uma deformação elástica”.

Essa última definição é a que melhor explica o que acontece com o resiliente. Ele é “esticado”, como um elástico, pelos problemas, dificuldades e adversidades, mas consegue retornar à sua forma original; muitas vezes, essa recuperação faz dele uma pessoa até melhor, mais sábia, experiente e madura.

Todo cristão sabe muito bem o que significa tornar-se melhor depois das experiências ruins da vida, pois a Bíblia nos ensina a termos fé em Deus e em Cristo, a não sermos meninos em relação às coisas espirituais e a superarmos os desafios da vida cristã.

Quando conhecemos as nossas habilidades, a nossa recuperação depois de perdas ou grandes mudanças fica muito mais fácil. Por exemplo: se trabalhamos durante anos com contabilidade em determinada empresa, mas perdemos nosso emprego, sabemos que podemos unir-nos a um amigo que tem um salão de beleza e trabalhar com ele, pois desenvolvemos essa habilidade nos fins de semana, enquanto cortávamos o cabelo de um familiar!

No entanto, conhecer nossas habilidades não é suficiente; precisamos superar os desafios. No exemplo acima, é necessário pedir ajuda do amigo, ter ousadia para aprender algo novo, buscar cursos para aperfeiçoar-se etc.

Resiliência – o poder de dar a volta por cima

O autor Cleo Holanda, em seu livro “Resiliência: o poder de dar a volta por cima”, ensina, de forma muito prática e clara, tudo que precisamos saber sobre esse tema, além dos passos necessários para tornar-nos pessoas resilientes também. É uma ótima dica para você que deseja desenvolver-se pessoalmente.

Todos nós temos a capacidade de sermos resilientes, de conhecermos nossas habilidades e de superarmos todos os desafios que surgirem em nossa vida. Por isso, não desista de você! E conte conosco nessa jornada.

Escrito por:

Fique por dentro dos conteúdos e novidades. Cadastre-se para receber notícias exclusivas.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Compartilhe esse post com seus amigos

Copyright © 2020 Central Gospel Editora. Todos os direitos reservados