Nosso propósito é
transformar vidas
pelo conhecimento

As mulheres leem mais que os homens.

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest

Segundo dados da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, divulgada no ano passado, cerca de 52% da população brasileira, ou seja, 100 milhões de pessoas, são leitores. Dados dessa mesma pesquisa divulgados em anos anteriores mostram também que o público feminino representa 52% desses leitores, e os homens representam cerca de 48%.

Além desses dados de leitores no Brasil há também outros estudos e pesquisas mostrando que o número de mulheres que leem é maior que o dos homens em praticamente todos os países. Outro dado interessante é que a Bíblia é o livro mais lido pela população brasileira.

Por que elas leem mais?

Não existe uma explicação científica que deixe claro o motivo pelo qual elas leem mais do que eles. Então, qual seria a explicação para essa estatística?

É notório que a mulher tem uma sensibilidade mais apurada do que a do homem e, com isso, a vontade de buscar mais conhecimento desperta nela o hábito de ler.

Também se pode afirmar que a mulher consegue administrar melhor seu tempo, muitas vezes realizando várias tarefas ao mesmo tempo, e isso também é um ponto relevante para explicar por que as mulheres leem mais.

Outro fator que faz com que as mulheres leiam mais pode estar ligado à própria maternidade. Durante o crescimento dos filhos, a criação e a educação fazem parte da rotina das mães, e elas acabam por buscar soluções em livros de autoajuda. Também é comum ver mães lendo histórias infantis para seus filhos e, ao mesmo tempo, utilizando livros didáticos para ajudá-los na aprendizagem.

 

Benefícios da leitura

Estimular o cérebro e a criatividade, diminuir o estresse causado pela correria cotidiana, relaxar, ampliar os conhecimentos, ajudar na concentração, buscar maior interiorização, entre outros itens, são, seguramente, alguns dos benefícios que a leitura traz.

O desenvolvimento do raciocínio crítico também é um benefício da leitura, e a mulher costuma ter um senso crítico mais apurado do que o homem, pois parece enxergar além daquilo que os olhos estão vendo. Esse, portanto, também pode ser um fator que demonstra o maior interesse que a mulher mantém pela leitura.

Poderíamos detalhar tantos outros benefícios que a leitura traz e, também, elencar muitos pontos que parecem estimular a mulher a ler, mas a verdade é que podemos afirmar que a leitura é um dos hábitos mais importantes, e deveria, portanto, ser uma prática comum a todos.

Para terminar, gostaríamos de registrar o nosso desejo de inspirar cada vez mais mulheres e homens a fazerem da leitura um hábito maravilhoso em suas vidas, um hábito capaz de desenvolver habilidades, aumentar o conhecimento e libertar!

Por isso, ainda hoje, tire da estante aquele livro que você comprou e que ainda não conseguiu ler! Hoje é dia de praticar o maravilhoso hábito da leitura! Até a próxima!

Escrito por:

Fique por dentro dos conteúdos e novidades. Cadastre-se para receber notícias exclusivas.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Compartilhe esse post com seus amigos

Copyright © 2020 Central Gospel Editora. Todos os direitos reservados