Nosso propósito é
transformar vidas
pelo conhecimento

Alimentos que auxiliam na saúde mental

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest

A alimentação tem uma função essencial por ser considerada uma maneira simples para a sobrevivência das pessoas. A maneira que o indivíduo se alimenta e as escolhas dos alimentos retratam as relações agradáveis que vão sendo desenvolvidas desde a infância e são entrelaçadas por condições socioculturais que marcam a vida.

Por conta de uma vida agitada, as pessoas estão habituadas ao estilo sedentário e isso acarreta em escolhas erradas, ou seja, os alimentos apontados como os mais práticos são os processados, enlatados, embutidos, entre outros, considerados prejudiciais à saúde.

Uma alimentação adequada com os nutrientes corretos é a solução para uma saúde equilibrada. Por esse motivo, a escolha dos alimentos é uma questão muito importante, pois eles podem favorecer um efeito de bem-estar ou uma sensação desagradável.

Os alimentos ricos em triptofano auxiliam na síntese e no controle da serotonina no organismo, sendo responsáveis por nos favorecer sensações de bem-estar. São eles: banana, ovo, leite, chocolate amargo, queijo, amêndoas, arroz integral, mel, feijão e amendoim.

É importante lembrar que uma alimentação saudável inclui: frutas, hortaliças, grãos integrais, leguminosas, gordura e proteína de boa qualidade relacionada à prática de exercícios físicos.

Outros alimentos que nos proporcionam bem-estar são os que contêm ômega 3. São eles: peixes, abóbora, semente de linhaça, soja, castanha. Também existem aqueles que nos deixam mais preguiçosos e propensos a depressão. Como é caso das frituras que afetam o organismo e as gorduras trans que são maléficas e causam tristezas. Já as gorduras saudáveis, encontradas no azeite de oliva ou nos peixes, causam efeitos positivos no humor.

Mais um componente primordial na saúde mental é a vitamina B12 que desempenha várias funções em vias metabólicas tanto para o sistema nervoso central, quanto para o sistema nervoso periférico. Essa vitamina é encontrada nos seguintes alimentos: fígado, leite, ovos, peixes, queijo e carnes.

Portanto, para cuidar da saúde mental é fundamental ter uma alimentação adequada como alimentos ricos em triptofano, pois auxiliam no melhor funcionamento do humor e previnem a depressão; alimentos ricos em ômega 3 e vitamina B12 que minimizam os sintomas de ansiedade.

ALGUMAS DICAS PARA HAVER UM TRATAMENTO SAUDÁVEL E EFICAZ

  1. Nunca vá ao supermercado com fome.
  2. Dê preferência a produtos orgânicos, se possível, da estação.
  3. Siga a regra: descascar mais e desempacotar menos.
  4. Procure fazer com que sua alimentação tenha a base na natureza: frutas, legumes, verduras e proteínas.
  5. Consuma glúten com moderação.
  6. Não entre no corredor das guloseimas, muito menos com fome.
  7. Não consuma alimentos congelados.
  8. Evite cigarros, álcool, laxantes e diuréticos (nem mesmo “para desinchar um pouquinho”).
  9. Evite comer em frente à TV ou ao celular. Sente-se à mesa, mastigue bem os alimentos e saboreie-os.
  10. Pratique meditação ou algo em que possa passar um tempo respirando fundo e relaxando.
  11. Beba muita água.
  12. Movimente-se e mexa o esqueleto! Sua saúde agradece!

Texto baseado no livro Start para o bem-estar, de Dr.ª Denise Portugal.

Confira a live sobre o tema Alimentos e exercícios para uma saúde mental eficaz, com Dr.ª Denise Portugal e Anderson.

https://www.instagram.com/p/CE-aEb6D7UW/

Escrito por:

Fique por dentro dos conteúdos e novidades. Cadastre-se para receber notícias exclusivas.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Compartilhe esse post com seus amigos

Copyright © 2020 Central Gospel Editora. Todos os direitos reservados